28 maio, 2007

AS CARACTERÍSTICAS FISICAS

Que características físicas são necessárias, para vencer como modelo? Depende em que segmento do mercado gostaria de trabalhar. Existem áreas onde a altura, a boa forma física e a beleza são mais importantes do que noutras...EX: modelos de passarela, de publicidade, de fotografia, de eventos etc...

Medidas e visual

No passado (décadas de 50, 60 e 70) os/as modelos tinham que cumprir critérios de altura e outras medidas muito rigorosos, e é claro tinham que ser bonitos(as) no sentido clássico. A razão para tal é que os fabricantes confeccionavam as roupas (tb calçado e acessórios) com um determinado tamanho no qual os modelos tinham que servir.

Atualmente com os estilos alternativos, os tamanhos XXXL e a procura constante da inovação, as regras mudaram um pouco. É claro que o modelo com as dimensões clássicas e a beleza clássica, é ainda o que tem mais facilidade em encontrar trabalho.

No entanto, cada vez mais procuram-se novos valores de beleza. Muitas vezes pretende-se um visual tipo anorexico e viciado em drogas, outras vezes procuram-se as pessoas ‘gordinhas e rechonchudinhas’ou inocentes e infantis. Os modelos étnicos são também procurados, mesmo em mercados onde a quase totalidade dos clientes são brancos caucasianos.

Em publicidade, a procura orienta-se mais para a beleza clássica ou para os modelos tipo estereotipado. Por exemplo cientista, boxeur, secretária, fanático dos computadores, comilão, etc...

Claro que se quiser ser modelo de passarela do circuito fashion nacional e internacional,cosmética, ou outra área onde as exigências são muito rígidas; as oportunidades são menores; no entanto as recompensas serão maiores.

23 maio, 2007

PARA VENCER COMO MODELO

Uma personalidade a desenvolver.
-Além das características físicas necessárias, para vencer como modelo é necessário desenvolver a personalidade que define um bom profissional. Ninguém 'nasce' com estas características, mas cada um deve ter consciência que tem que fazer um esforço para desenvolvê-las:

- Adorar o trabalho.
Quando se adora o próprio trabalho, estudar, trabalhar longas horas e fazer sacrifícios custa menos e o resultado é muito melhor.

- Saber vender-se.
O mundo da publicidade ou da moda é um mundo de negócios, no qual os modelos vendem os seus serviços. Não quer dizer que utilize as técnicas dos vendedores de enciclopédias, mas deve proceder de forma que as pessoas queiram continuar a trabalhar com você.

- Trabalhar arduamente.
Para alguns trabalhos específicos pode ser necessário viajar ao outro lado do mundo, chegar lá estar disponível 12 horas, comer comida rápida no intervalo e regressar depois de dormir apenas 4 ou 5 horas. Este não é o trabalho típico, mas pode acontecer e nesses casos um bom profissional não dificulta o trabalho dos outros nem desiste de dar o seu melhor.

- Inteligência e organização.
Quando se quer progredir em qualquer carreira, a capacidade de aprender coisas novas e de se adaptar é essencial. Seja organizado, recorrendo á agenda, para não esquecer reuniões, sessões, dias de pagamento, números de telefone e outros pormenores. Ser extrovertido e descontraído.Provavelmente trabalhará com pessoas diferentes em diversas situações. Nas sessões estará muitas vezes a ser observado pelo cliente, fotógrafo, diretor de arte, assistentes e outros modelos. Na passerela, são centenas de clientes que o/a observam. Deverá fazer o necessário para se mentalizar que isto é uma situação absolutamente natural.

- Ser empreendedor.
As boas agências ajudam e treinam os seus modelos, mas eles também têm os seus próprios interesses. Saiba ter as suas iniciativas.

- Gostar do seu corpo.
A forma como trata o seu corpo determina até onde poderá chegar. Determina também quanto tempo será modelo. Quando já não puder satisfazer os requisitos dos seus clientes, eles não o chamarão. Neste caso poderá mudar de clientes e de mercado, contudo quando o fizer será porque o seu corpo não satisfaz as expectativas.


Ser modelo resume-se a:

- Ter o visual que o cliente precisa para o projeto em curso, de acordo com as características estabelecidas pela agência de publicidade e comunicação

- Facilitar o trabalho do fotógrafo, do produtor de moda, do estilista e do diretor de arte, para que tudo corra bem e volte a trabalhar com esses profissionais.

- Assegurar-se que os clientes, os fotógrafos e os diretores e produtores sabem que Você está disponível para trabalhar e qual a sua imagem e talentos. Por vezes memória "é curta" e tem de relembrar-lhes que existe...

08 maio, 2007

A FUNÇÃO DO BOOK

Em primeiro lugar, ter um bom Book Fotográfico é realmente necessário.
Mas um fotógrafo não poderá realizar um bom trabalho sem um profissional de maquiagem com qualidade.
Além do mais, você não deve contar apenas com um estilo de foto.
É preciso variar as poses, roupas, estilos, olhares, movimentos, etc.
Um Book Fotográfico (pasta contendo fotos ampliadas) pode abrir portas.
Por meio dele, produtores de revistas e publicidade, estilistas, clientes de moda e beleza avaliam o potencial, a fotogenia e a desenvoltura da Modelo frente às câmeras.
É ele quem vai "vender" a imagem da Modelo e garantir sua seleção para um desfile, um editorial de moda ou mesmo um filme publicitário.
É a forma de ingressar no mercado de trabalho publicitário e/ou artístico.
O Book é um instrumento de grande importância para qualquer Modelo que queira destacar-se ou ingressar no mercado de publicidade em geral, até mesmo para Manequins de Passarela no mundo "fashion".