02 julho, 2007

PARA SER MODELO!

Aprender a ser modelo faz-se recorrendo a diversas fontes de informação. As escolas de modelos, embora pareçam a opção mais natural, poderão não ser a melhor escolha. Internet, livros e revistas são outros meios que poderá utilizar. A dança, o teatro, o cinema, a fotografia a ginástica e a nutrição são áreas cujo conhecimento poderá beneficiar o modelo.

Escolas de modelos

Grande parte das escolas de modelos que são ao mesmo tempo agência, poderão estar mais interessadas nos lucros obtidos pelos cursos de modelo, do que conseguir trabalhos para os seus modelos.

Os preços praticados por estas escolas para os cursos de modelo são bastante elevados tendo em conta o trabalho executado, o material utilizado, as instalações
e acima de tudo os resultados obtidos. Muitas escolas tentam justificar o preço cobrado criando uma falsa ideia de que o curso é necessário, de que frequentando o curso os candidatos a modelos terão muito mais facilidades, de que a escola tem influência junto às agências de modelos...

Mesmo que em alguns casos essa influência seja real, será que a mesma é necessária ?

Algumas agências têm mesmo o máximo de modelos que podem representar, mas outras estão dispostas a receber novos talentos, desde que tenham o visual que os clientes de cada agência pretendem.

O que os candidatos a modelo têm que fazer junto da agência; é apresentar-se disponíveis e provar que podem fazer um bom trabalho, mostrando profissionalismo.

Algumas escolas chegam mesmo a ter uma agência á qual afirmam estar ligadas. Afirmam ainda que uma vez frequentado o curso, a quase totalidade dos modelos pode ingressar na agência. A grandes questões são:

1) Quantos dos modelos que frequentam os cursos são realmente admitidos nesta agência?
2) Que trabalhos têm realizado os modelos representados pela agência?
3) Que rendimento(Cachês) têm obtido esses modelos com os trabalhos realizados.

A qualidade dos cursos

A qualidade dos cursos de modelos depende muito de cada escola. Passa por fatores como o programa da escola, o total de horas do curso, a experiência no terreno e pedagógica dos professores, a motivação dos professores e a qualidade das instalações e materiais utilizados.

Na questão do princípio, uma agência não deveria necessitar cobrar pelos cursos que realiza para os seus modelos. O seu rendimento virá quando começar a receber a comissão a que tem direito quando conseguir trabalhos para os modelos. Dar a formação (normalmente por pessoal da agência) deverá ser o seu “investimento” nos modelos que pretende vir a representar.


Internet

Existem sites com conteúdo, existem sites com excelente grafismo e alguns poucos com ambos...

O mundo inglês tem uma clara vantagem tecnológica sobre o mundo português, por isso ajuda se compreender a língua inglesa. Explorar a Internet com regularidade, é um habito que todos temos que adquirir, qualquer que seja a nossa profissão ou hoby.


Experiência própria e de amigos

No progresso de qualquer carreira não podemos deixar de falar com colegas de trabalho, de fomentar amizades e trocar experiências. Um espírito aberto para aceitar e analisar diferentes pontos de vista, muitas vezes diferentes dos nossos; tal como a boa vontade de ensinar aqueles que nos ajudam, ou poderão vir a ajudar, é algo que nunca podemos esquecer de cultivar.

Livros e revistas

São um dos meios mais económicos de adquirir conhecimento. A sua diversidade é muita e com a Internet poderá receber o livro em qualquer parte do mundo (quase).
Se souber ler inglês, a sua possibilidade de escolha será muito maior. Depois de determinar quais os seus objetivos de formação, considere as três opções disponíveis: Pedir emprestado a uma biblioteca ou ler na biblioteca, pedir emprestado a alguém que tenha, ou comprar.
Se recorrer a livros em inglês ou outra língua, tenha em conta que raramente abordam as especificidades do mercado Brasileiro.