11 junho, 2007

FASHION RIO

A despedida da 11.ª edição do Fashion Rio teve rock, humor, paz e amor. No último dia da semana de moda carioca, os atrasos foram menores (cerca de 50 minutos, quando nos dias anteriores sempre passavam de uma hora) e o ambiente, mais relaxado, uma vez que as grifes mais badaladas tinham passado pelas passarelas.

Um dos destaques de ontem foi a Totem. O estilista Fred D'Orey preparou uma ode ao rock'n'roll das décadas de 60 e 70, tendo como musa a cantora Patti Smith, espécie de guru da coleção. O cenário era uma garagem.

"Para mim, é um prazer falar de rock. Queria traduzir essa moda masculina que a Patti Smith usava para os trópicos", afirmou D'Orey, que teve como ponto de partida uma frase que leu certa vez num livro sobre o movimento hippie: "Quanto mais me revolto, mais faço amor".

Fred deu atenção especial às golas, masculinas mesmo nos vestidões ultra-femininos. Os vestidinhos molhinhos e as blusas que fazem o sucesso da Totem tinham, como sempre, cores bem vibrantes, em combinações que todo mundo adora: roxo com rosa, vinho com amarelo, preto com amarelo e daí por diante.

O estilista Melk Z-da trouxe um pouco de Pernambuco para a Marina da Glória. Para ele, o visual do verão 2008 deve buscar inspiração no vestuário típico da terra natal e nas altas temperaturas. As modelos vieram vestidas de "matutas fashion", com lenços na cabeça e bonés, como bóias-frias. Tinham os pés sujos de barro, que contrastavam com a pele alvíssima das moças (à exceção de duas negras) - também "castigada" com o sol nordestino (efeito da maquiagem, naturalmente).

Muitos vestidinhos clarinhos com detalhes artesanais, tecidos leves como organza, tule e cetim, tudo ornamentado com colares longos e cintos reluzentes como o sol, representado por uma forte luz vermelho alarajanda. "A minha inspiração veio das mulheres do Agreste e Sertão nordestino, como minha mãe e minhas tias.", afirmou Melk Z-da. Para contrastar, ele lançou mão de estampas digitais em bolsas, vestidos e blusas, o que deu ao Sertão um toque meio oriental, meio pop art. (das agências de notícias)

Nenhum comentário: