29 janeiro, 2007

Raica Oliveira para Punto Blanco

A modelo Raica Oliveira fotografada por Jonathan Miller, em campanha da Punto Blanco.

foto divulgação - Punto Blanco

23 janeiro, 2007

Perguntas e respostas para modelos iniciantes


O que você precisa saber para se tornar modelo de passarela do circuito fashion nacional e internacional.

Não importa sua raça, origem, classe ou sua cor de olhos ou cabelos. Para definir quem pode ou não se tornar modelo:

Qual o primeiro passo?

Encontrar uma agência idônea constituída formalmente como empresa, com sede, endereço telefone, com representatividade e reconhecida no mercado local, nacional ou internacional.

Como saber se estou no perfil de modelo de passarela?

Algumas agências têm exigências e padrões próprios. Mas a média aceita os seguintes:

Mulheres
Altura: no mínimo 1,70m
Quadril: no máximo 90cm
Idade: entre 13 e 22 anos

Homens
Altura: no mínimo 1,80m
Corpo bem definido
Idade: entre 16 e 24 anos

Quais as informações que devo enviar as agências?

Dados
Nome completo, sexo, idade, nível de escolaridade, endereço e forma de contato.

Medidas
Altura, manequim, peso, tórax ou busto, cintura, quadril, sapato, cor dos olhos, cabelos, se possui algo marcante no rosto ou corpo, exemplo: sardas, tatuagem, etc.

Informações adicionais
Se possui book, se veio encaminhada por um scouter, agência ou por conta própria.

Que tipo de fotos devo enviar?

Enviar 01 foto em “close” do rosto e 01 foto de corpo inteiro. A foto de rosto deve ser o mais natural possível, mostrando realmente como você é. A de corpo deve dar uma boa idéia de tipo físico. As agências sugerem que as mulheres usem biquíni e os homens sunga ou shorts.

Não envie fotos de nu, fotos desse tipo são automaticamente descartadas pelas agências.

Não envie mais do que duas fotos, somente se for o book, isso não influencia na decisão final das agências.

Fotos enviadas não são devolvidas pelas agências, por isso, fique sempre com as originais.

Devo enviar fotos coloridas ou preto e branco?

As agências preferem as fotos coloridas, mas as em preto e branco também serão aceitas.

São necessárias fotos de fotógrafos profissionais para serem analisadas?

Não. As fotos enviadas não precisam ser de fotógrafos profissionais. Na verdade agências preferem receber fotos simples ou "polaroids" que dão uma idéia real de como você é.

Preciso usar maquiagem nas fotos?

Não. Na verdade você não deve usar maquiagem nas suas fotos. Com o rosto limpo sua pele será melhor avaliada.

Preciso enviar meu "book"?

Não. Você não precisa enviar seu "book". Se a agência se interessar em representar você, irá indicar profissionais qualificados e com o perfil do mercado de moda para desenvolver seu material fotográfico. Caso você já tenha um "book" envie cópia a laser do mesmo.

Preciso enviar ou ter um "composite"?

Não. Se você tiver um "composite" já desenvolvido, envie somente para terem mais um material de apoio para análise, no contrário não se preocupe, pois caso você venha a ser representado por uma agência, ela cuidará do desenvolvimento deste.

Posso enviar meus dados para mais de uma agência?

Sim. Quanto mais você se divulgar, mais chances você terá de ser selecionada.

Devo pagar alguma taxa ou valor para as agências?

Não !!! Nenhuma agência séria cobra qualquer taxa ou valor para selecionar modelos.

Tenha bastante cuidado com agências, scouter ou caça talentos que cobrem qualquer valor para encaminhar você para agências de renome. Pois estas não exigem nenhum valor.

Evite agências que estão mais interessadas em vender books e cursos em vez de representar modelos.

Fui abordada no shopping por uma pessoa que se dizia scouter de uma agência, o que devo fazer?

Algumas grandes agências possuem funcionários ou caça talentos que trabalham em parceria com as mesmas pré-selecionando modelos.

Caso alguém lhe procure usando o nome de uma agência, certifique-se sempre se este faz parte do staff da mesma. Não utilize somente telefones ou endereços dados por este, procure você mesmo essas informações.

Como saberei que a agência se interessou por mim?

Caso a agência se interesse por você, entrarão em contato, por isso lembre-se de incluir todos os seus endereços, telefones, e-mails.

Aguarde sempre o contato, só recebem respostas às selecionadas.

Lembramos que se você não está no perfil de modelo de passarela ou não for selecionada, você pode tranqüilamente procurar uma agência para atuar no segmento comercial, trabalhando em comerciais, filmes e campanhas publicitárias.

15 janeiro, 2007

Participe do livrodemodelos !!!

O Blog Livro de Modelos contêm informações úteis a modelos e aspirantes a modelo.

Apresentando como funciona os meios da moda e publicidade, fotos, informações, dicas, campanhas e making-off, nacionais e internacionais.

O caminho das pedras necessário a quem deseja atuar nestas áreas e apostar na sua carreira de modelo.

Tudo com uma abordagem profissional, pois é a forma mais correta e eficaz de se envolver neste maravilhoso e instigante meio.

O acesso ao nosso blog é totalmente livre e gratuito. Estamos abertos a modelos de ambos os sexos, profissionais que trabalham em conjunto com essa profissão, apaixonados. Se tiver relação com a vida de modelo, têm o seu espaço em nosso blog.

Como participar?

Se você é de uma agência ou modelo free-lancer e deseja participar em nosso site, entre em contato conosco através do email: livrodemodelos@gmail.com

Mande as fotos de seus trabalhos, dê sugestões de posts, informações. Participe ativamente, pois este espaço foi feito para você.

Entre de nossa comunidade no Orkut, onde sempre disponibilizaremos informações do seu interesse.

Livro de Modelos no ORKUT

08 janeiro, 2007

Contrato de trabalho para modelos

Existem dois tipos de contratos entre modelos e agências: Os contratos exclusivos e não exclusivos.

Em um contrato exclusivo, um modelo pode apenas trabalhar com uma agência; esta receberá uma comissão sobre qualquer trabalho que você efetue, mesmo que não tenha tido nenhum papel em encontrar-lhe esse trabalho.

Com uma agência que apoie fortemente os seus modelos, que se esforça em promover-lhes com regularidade, captando vários trabalhos, que lhes dá formação de qualidade e gratuita; é natural que um tipo de contrato exclusivo seja benéfico.

O problema surge se assinar um contrato exclusivo com uma agência que não lhe dê este tipo de apoio, ou que não lhe encontre trabalho regularmente.

Neste caso a agência converte-se numa “prisão”, á qual só escapará quando terminar o prazo do contrato. Se assinar um contrato exclusivo, assegure-se de que o prazo não é demasiado longo, ou que existem clausulas de rescisão fáceis de aplicar, para que no caso de algo errado ocorrer, não fique preso a uma má agência.

Com um contrato não exclusivo, a agência apenas recebe comissão sobre os trabalhos que esta consegue.

Atenção: é normal que a agência tenha direito á comissão sobre todos os trabalhos realizados com um cliente ao qual tenha apresentado a determinado modelo. Desta forma a agência protege-se de que o modelo e o cliente realizem trabalhos futuros, sem que a mesma seja justamente recompensada. Ao apresentar o modelo a determinado cliente a agência tem direito a uma percentagem sobre todos os trabalhos que venham a ser executados por esse modelo para esse cliente.

O apoio dado por uma agencia com contrato exclusivo, deverá ser bem maior do que o de uma sem exclusividade, portanto analise bem as duas situaçoes e procure sempre o que for o melhor para sua carreira profissional.

Dicas:

- Contrato de prestação de serviços e uso de imagem;
- Termo de compromisso para modelos;
- Organize e documente os seus contratos com agências, tomando nota de todas as iniciativas, contatos, telefones, pessoas com quem falou etc;
- Prepare sua entrevista com as agências. Deverá ser bem clara e objetiva, apresentar sua disponibilidade, motivações, aquilo que mais gostaria de fazer; aquilo que espera da agência...

03 janeiro, 2007

Gordinhas com atitude nunca saem de moda.

foto divulgação
Você não está fora do mercado, por causa de alguns centímetros a mais no quadril.

Um exemplo disso é a Griffe André Apasse que, consciente do atendimento diferenciado que este público exige, escolheu a atriz Luciana Vendramini como a nova "poster girl" do seu catálogo, especialmente desenvolvido para mulheres com manequim do 42 ao 58.

"Nem todas as pessoas que compram Victoria's Secret têm o corpo igual ao da Gisele Bündchen", explica André, proprietário da marca.

Vale lembrar que a modelo Claudia Liz e a cantora Preta Gil, já posaram para a marca no passado, fazendo as vendas irem às alturas.

Campanhas com modelos que representam seu público consumidor, criam o diferencial que fideliza de maneira irrefutável.

Gordinhas modernas, sensuais, com garra e atitude nunca saem de moda.

Coloque sua auto-estima lá em cima, não fique insegura, pois medidas a mais, não impedem o trabalho como modelo o mercado plus size está em ampla expansão. É cada vez maior o número de marcas que optam por esse crescente público, que possui formas mais arredondadas.

foto divulgação
foto divulgação

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